Educação


Curso forma brigadistas para combate a incêndios nas escolas e creches

Servidores das escolas da rede municipal, bem como dos centros de educação infantil (CMEIs), destacados para as brigadas de incêndios estão recebendo treinamento especializado esta semana, em Umuarama, em atendimento ao Plano de Segurança contra Incêndio. O curso é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o setor de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura (Sesmt).

As equipes foram formadas pelas instituições de ensino e são compostas, geralmente, pelo diretor, secretário escolar, professores e auxiliares de serviços gerais, variando conforme o número de funcionários de cada unidade. Duas turmas passaram pelo treinamento esta semana – nos dias 20 e 21 – e as demais serão atendidas oportunamente.

As partes teórica e prática do curso foram aplicadas pelo bombeiro militar da reserva e técnico em Segurança do Trabalho, Mauro Aparecido Soares. Formado em Processos Gerenciais, ele é instrutor de cursos técnicos na área de Segurança do Trabalho, Normas Reguladoras (NRs), brigada de incêndio e outros. Já atuou em empresas como Unimed, Senac, CFC (Centro de Formação de Condutores); professor no Centro de Educação Adamantina, além de uma carreira de mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros do Paraná.

O treinamento conta com 8 horas de aprendizado e envolve 250 brigadistas das instituições municipais de ensino. “Além da exigência legal, ter uma brigada de incêndio em cada escola e CMEI é a certeza de atendimento rápido e efetivo em caso de sinistros. Mesmo que tomemos todas as medidas preventivas, infelizmente estamos expostos a acidentes que podem pôr em risco alunos e funcionários da rede municipal, e com brigadistas treinados podemos oferecer mais segurança”, comentou a secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari.

A secretária agradeceu o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Eduardo Pereira Lesse e Reginaldo Raymundo, ao palestrante Mauro Soares e a toda equipe, pela dedicação e atenção durante o curso. “A segurança nas escolas é uma preocupação nossa e do prefeito Celso Pozzobom, que levamos muito a sério. Esse é o objetivo desse curso e te tantos outros treinamentos que realizamos com nossos servidores, constantemente”, completou Maria Clory.

Fonte: 

Saiba como fazer a matrícula escolar sem erros.

Clique aqui e baixe os Documentos necessários para matrícula.