Educação


Instituto Nossa Senhora realiza ações e reforça importância da doação de órgãos

O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) e o Centro de Educação Profissional Adamantina uniram forças para realizar duas palestras no sábado (21/10), com o intuito de disseminar informações sobre a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott).

O conteúdo foi apresentado pela professora Elizangela Trevisan, enfermeira responsável pela jornada e experiência do paciente e pela equipe do Cihdott do hospital. O objetivo principal foi proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda do que é a Comissão, como ela opera e a sua relevância no cenário da saúde.

A Cihdott é composta por uma equipe multiprofissional da área da saúde. Seu propósito é organizar, dentro da instituição, procedimentos e protocolos que facilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Elizangela esclareceu que a doação de córneas, pele e ossos pode ser realizada por pacientes que tiveram morte por parada cardíaca, com idades entre 3 e 71 anos. Nesse caso, o órgão deve ser retirado em até 6 horas por um dos captadores da Cihdott no Insa. Já a doação de múltiplos órgãos provém de doadores com morte encefálica (ME), sem limite de idade, e ambas as situações requerem autorização familiar. Os órgãos são captados pela equipe da Central de Transplante.

“Um dos maiores desafios ainda é obter a autorização das famílias. Muitos pacientes que poderiam ser doadores frequentemente não expressam sua vontade aos familiares, ou apenas compartilham esse desejo com alguns amigos. Quando chega o momento delicado, as famílias muitas vezes não sabem como proceder e, por vezes, optam por não autorizar a doação”, disse a enfermeira.

E acrescentou: “Além disso, persiste o mito de que o corpo do falecido ficará deformado após a retirada de órgãos e tecidos. Quando conseguimos explicar a situação de maneira apropriada, as famílias tendem a reagir de forma mais positiva. Algumas famílias optam por compartilhar a decisão de doar e outras preferem não discutir o assunto. Nesse cenário, avaliamos cuidadosamente a situação e procedemos à captação apenas quando temos certeza de que isso não causará desconforto adicional à família durante o velório”, ressaltou.

Elizangela enfatizou ainda que a doação de órgãos é um ato de amor à vida de extrema importância. O Paraná destaca-se como líder nacional em doações efetivas de órgãos para transplantes em 2023, conforme o relatório semestral da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

No primeiro semestre deste ano, o Estado registrou 243 doadores de órgãos, consolidando uma taxa de 42,5 doadores por milhão de população (pmp). A média nacional de doações no Brasil permanece em 19 pmp, de acordo com a ABTO.

O Instituto Nossa Senhora Aparecida é referência e busca constantemente aplicar melhorias para oferecer um atendimento de saúde excepcional à população. Está localizado na rua Guadiana, 4095, Centro, Umuarama. Telefone para contato (44) 3621-2177.

https://obemdito.com.br/noticia/189614/instituto-nossa-senhora-aparecida-aprimora-atendimento-atraves-da-jornada-do-paciente

https://obemdito.com.br/noticia/193263/instituto-nossa-senhora-realiza-acoes-e-reforca-importancia-da-doacao-de-orgaos

Saiba como fazer a matrícula escolar sem erros.

Clique aqui e baixe os Documentos necessários para matrícula.